Como escrever um livro?
Começando pela primeira palavra.

Como desenhar o corpo humano?
Começando pelo primeiro risco.

Nesse artigo evidencio a parte prática dessas buscas.
Pois, antes da materialização a nossa imaginação já concebeu parcialmente ou por completo todo projeto. Seja qual for o seu início, a ideia primordial será a base para a projeção que está por vir.

O esboço, portanto, é o arranjo inicial para a concepção material. Uma direção. A primeira intenção da Obra que será posteriormente somada à camadas e sobreposições de sentimentos.

Veja algumas Obras e os esboços iniciais.

Essa em Curitiba, Leitura da Mente, 2017. Observe.

Detalhe do Graffiti, Leitura da Mente.
Esboço do Gato
Detalhe do Graffiti, Leitura da Mente.
Esboço do alongamento.

É difícil escolher o melhor, todas as etapas tem a sua importância.

Convido você à visitar outros desenhos na galeria que inaugurei de esboços onde apresento mais estudos iniciais.

Em máxima, o primeiro passo conduz o sentido para sua busca, promove a energia inicial que te alimenta para percorrer o caminho e chegar ao todo.

Existem obras que o próprio esboço é o resultado final. No Graffiti chamamos de Free style, veja as artes do Curitibano Rimon.

O estilo livre é um caminho. As escolhas estão conectadas a busca. Influenciadas por cada instante de inspiração, principalmente na externalização da Arte.

Veja essa Obra realizada em 2015, Maringá.

Olhos de Romã 2015, Maringá.
Esboço para obra Olhos de Romã.
Detalhe da Obra Olhos de Romã
Esboço de um detalhe da obra Olhos de Romã.

Quando falamos de Arte é impossível determinar regras, ou, o melhor caminho para se iniciar uma produção artística. O fato é, que, algo tem que ser feito, pois ela é o canal interpretativo de dimensões extras que fogem da realidade material que estamos acostumados a visualizar.
A sintonia de cada Artista com sua Arte, se dá por sua acensão espiritual, seu estado de iluminação que acontece no momento em que se expressa. No entanto a expansão da consciência o fará compreender o amor e a gratidão por tudo. Elevando a alma, refinando toda a manifestação dela em conexão com a criação suprema da vida.

Observe essa.

Graffiti, Iluminando-se, Maringá, 2016.
Esboço, Iluminando-se

Seja o que for, todas as obras surgem de uma semente, uma fagulha em um estalo de inspiração. Quando sentir esses momentos, registre, anote, desenhe! Quem sabe dali surge uma bela e inspiradora Obra de Arte.

6 de dezembro de 2017

Comments

Deixe uma resposta